Os ângulos do preconceito

santo daime thumbnail 1 2 3

Por Carlos Thompson

É muito interessante como avaliamos as notícias de acordo com a proximidade que tenhamos com o assunto. Ou seja, somos mais condescendentes com aquilo que conhecemos, e mais críticos com o que desconhecemos.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com duas recentes notícias sobre crimes ocorridos no estado de São Paulo. Uma delas, contava que um motorista bêbado dirigiu quilômetros na contramão, em estrada paulista, até se chocar contra um carro e matar um casal. Não li apelos emocionados pela proibição do álcool ou por avaliações mais rigorosas de motoristas, para saber se beberam ou não antes de dirigir. Ou para aumentar a pena de quem dirige e mata movido a álcool. Continue reading

Comunicações diversas

UnidosDaTijuca 2010 1

Por Carlos Thompson

A vitória da escola de samba Unidos da Tijuca no carnaval carioca premiou o que poderia ser resumido como fórmula do sucesso: criatividade, organização, preocupação com os detalhes, qualidade total, empatia popular.

Confesso que não sou um fã incondicional do carnaval, mas fiquei encantado com as soluções criativas do desfile desta escola que, aqui, serve como exemplo de comunicação absoluta. Aquela que expressa mais do que quer dizer. Continue reading

Jornalismo cultural é o tema da entrevista com Dedé Mesquita

Entrevista Dedé Mesquita (Jornalista)

Ded

Jornalismo cultural

Por Jorge Sauma Jr. e Heleize Sena

A rotina é cheia. Os repórteres recebem as coordenadas, as assessorias de imprensa que ligam a cada instante negociando novas pautas, e a comunidade que encontra nos veículos de comunicação o porta-voz de suas reivindicações. E lá se vai mais um dia de trabalho na vida da jornalista Dedé Mesquita, produtora executiva do Jornal Amazônia, veículo das Organizações Rômulo Maiorana (ORM).

Experiente, com mais de 15 anos no mercado, Dedé atuou com comunicação organizacional na época em que foi assessora de imprensa da Secretária de Cultura do Estado do Pará (Secult-PA). Mas foi na redação que a jornalista “fixou residência”. Em 1999, já como contratada das ORM, ela foi chefe de reportagem da Rádio Liberal AM e um ano depois, assumiu a função que exerce hoje.

Em entrevista exclusiva ao blog Gaby ++Aditivado, Dedé Mesquita conta um pouco de sua experiência, da relação com as assessorias de imprensa, da paixão pelo cinema e, ainda, do jornalismo cultural paraense.

Continue reading

Jornalista Digital: veículos do futuro

Thais Naldoni2

Entrevista Thaís Naldoni (Jornalista)

Jornalista Digital: veículos do futuro

Por Jorge Sauma e Gustavo Arcanjo

G1, R7, UOL, Terra, Portal ORM e Diário Online. Portais como esses, com acesso rápido e fácil, além de uma série de ferramentas visuais e de áudio, fazem do jornalismo digital o meio mais eficaz de adquirir informações em cima do lance. Exemplos como a morte do ícone Michael Jackson e do procurador municipal bêbado, preso no centro de Belém, foram publicadas, em primeira mão, pelos portais de notícias.

As novas mídias são responsáveis por um aumento no número de vagas de emprego para jornalistas e outras áreas da formação profissional. No entanto, segundo a jornalista, editora executiva do Portal Imprensa, Thais Naldoni, é necessária qualificação profissional para se adequar ao novo mercado. Em entrevista exclusiva ao Gaby ++ Aditivado, a jornalista fala sobre o mercado, o funcionamento do Portal Imprensa e, também, sobre as tendências do mercado digital. Confira. Continue reading

Os desafios da comunicação associativa

Debora Diniz 2 1 2

Entrevista Debora Diniz (jornalista)

Os desafios da comunicação associativa

Por Jorge Sauma e Gustavo Arcanjo

Cada cliente tem peculiaridades, alguém duvida? Atuar como assessor de imprensa significa cuidar da imagem do cliente e manter bom relacionamento com a imprensa, seja nacional ou regional. Entretanto, com tantas ideologias políticas e visões diferenciadas sobre os mais diversos assuntos, fica difícil agradar tantas pessoas, ainda mais, quando o cliente é formado por uma categoria, como a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), entidade nacional que congrega mais de 14 mil magistrados.

Na AMB, os mecanismos para atingir os associados são inúmeros, desde o informativo impresso, até um portal de notícias (www.amb.com.br), atualizado simultaneamente a cada novidade do mundo judiciário. Em entrevista exclusiva ao Gaby Aditivado, a jornalista e gerente de comunicação da entidade, Débora Diniz, conta um pouco mais sobre as estruturas de comunicação da associação; os resultados alcançados; a relação com os jornalistas das entidades afiliadas à AMB; e também; sobre o Prêmio AMB de Jornalismo. Vale a pena conferir.

Continue reading