Os ângulos do preconceito

santo daime thumbnail 1 2 3

Por Carlos Thompson

É muito interessante como avaliamos as notícias de acordo com a proximidade que tenhamos com o assunto. Ou seja, somos mais condescendentes com aquilo que conhecemos, e mais críticos com o que desconhecemos.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com duas recentes notícias sobre crimes ocorridos no estado de São Paulo. Uma delas, contava que um motorista bêbado dirigiu quilômetros na contramão, em estrada paulista, até se chocar contra um carro e matar um casal. Não li apelos emocionados pela proibição do álcool ou por avaliações mais rigorosas de motoristas, para saber se beberam ou não antes de dirigir. Ou para aumentar a pena de quem dirige e mata movido a álcool. Continue reading

Ganhe qualidade de vida no trabalho em apenas cinco minutos

Quem é que nunca parou, principalmente no ambiente de trabalho, e não se fez a seguinte pergunta: o que posso fazer para ter qualidade de vida? Muitos de nós, em razão de excesso de trabalho, colocamos nossa família, nossos interesses e o lazer em segundo plano, acarretando com o tempo a ausência de qualidade de vida pessoal, social e familiar.

Existem pequenas dicas para mudar isso, que podem ser feitas em apenas cinco minutos e nos levam a aliviar o estresse diário, principalmente aquele tão comum no ambiente de trabalho.

- Pare, faça uma pausa.
- Respire fundo, e solte o ar devagarzinho.
- Fique em pé, se movimente um pouco.
- Se for possível, vá até ao banheiro, lave o rosto e molhe a nuca.
- Ingira bastante água. A hidratação é muito importante!
- Se espreguice. Faça movimentos com a perna e braços, levando a articular o sangue.
- Se tiver uma bolinha anti-estresse, faça movimentos com as mãos e com os pés.

Além disso, é importante seguir algumas dicas que nos ajudam a aliviar o estresse diário no ambiente de trabalho:

- Planeje
- Seja organizado
- Compartilhe
- Coloque limites
- Trabalhe em equipe
- Delegue tarefas
- Estabeleça metas
- Saiba lidar com diferenças

Em relação ao aspecto pessoal existem também outras dicas que favorecem a redução do estresse, levando a grande ganho pessoal. Comece a dedicar algum tempo do dia a si próprio. Faça alguma coisa que seja para si. A mudança pode ser gradativa e cotidiana. Se ao invés de levantar correndo você passar a se espreguiçar antes de pular da cama, já estressado, vai se sentir melhor. Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo a alguma atividade que lhe dê prazer, com certeza constatará maior rendimento no final do dia. Assim, o tempo passará a ser um amigo, ao contrário do que acontece hoje.