Produção e recepção de informação nas mídias sociais – Jornalismo, empresas e público, como lidar?

Pedro Loureiro 1

Por Jéssica Oliveira

É notável a relevância que a internet tem nos dias de hoje, reforçada ainda mais pelas mídias sociais que se consolidam progressivamente como formas alternativas para se adquirir informações. Com essa inserção crescente e cada vez mais presente na vida dos diversos internautas é necessário que haja uma discussão acadêmica e profissional sobre o assunto.

Muitas são as suposições, como o fim do jornalismo impresso tradicional, por exemplo, mas o que se vê realmente é uma reformulação na maneira de noticiar. Aliás, a inserção não se dá apenas com o jornalismo, mas também por empresas interessadas no maior contato com o público, que por sua vez também se impõem no ciberespaço não só como receptores da informação, mas como produtores do conteúdo.

É possível perceber o boom das mídias sociais por todos os cantos. Desde a eleição de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, onde o então candidato conseguiu um número bastante significativo de seguidores no Twitter, até restaurantes da cidade que buscam formas diferenciadas de atrair o grande público, inclusive, com promoções que são benéficas para ambos os lados: atrai um bom número de clientes, que por sua vez tem o consumo facilitado.

Mas, com tantos aspectos que envolvem este espaço virtual, qual a melhor maneira de lidar com as mudanças causadas pelas mídias sociais? É isso que o ++Gaby Aditivado procurou saber ao entrevistar o jornalista, professor e analista em mídias sociais, Pedro Loureiro, que vêm focando os seus estudos no Jornalismo Digital, disciplina que ministra no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Faculdade Estácio do Pará. As respostas são esclarecedoras, confira!

Gaby Aditivado – Como as empresas devem se adaptar às mídias sociais?

Pedro Loureiro – Mídias Sociais da internet são ferramentas de comunicação digital que se utilizam da sociabilidade e do relacionamento entre os usuários para propagar informação. Elas não surgiram para substituir as mídias tradicionais (impressos, rádio e tv), pelo contrário, são mídias complementares que também trabalham em convergência com outras mídias e tem como principal diferença o fato de que os meios de publicação passam a ser disponíveis para todos os usuários, potenciais produtores de conteúdo.

As empresas – mesmo que não formalmente – já estão presentes nas redes sociais a partir dos comentários dos usuários que compartilham experiências, tecem críticas e/ou disparam elogios como numa propaganda boca a boca virtual. Sendo assim, faz-se obrigatório o monitoramento da marca, do nicho comercial e da concorrência antes mesmo de participar efetivamente das redes sociais virtuais. A empresa que vira as costas para as novas mídias perde a oportunidade de conhecer melhor os anseios do consumidor, que está cada vez mais participativo, crítico e exigente.

GA – Quais dicas você dá às empresas que estão iniciando agora nas mídias sociais?

PL – As mídias sociais são espaços de discussão e relacionamento no ciberespaço, então a melhor maneira de entender seu funcionamento e trabalhar nelas é fazendo um paralelo com as interações que temos no mundo real. Por exemplo, quando se entra numa conversa que já começou com vários participantes, você primeiro escuta o que estão dizendo antes de emitir sua opinião e aos poucos vai se soltando até chegar num ponto em que seu argumento pode se tornar interessante a todos os interagentes. O mesmo raciocínio vale para as mídias sociais, você primeiro vê o que estão dizendo antes de dar o seu recado e com o tempo, com o relacionamento que se adquire, você acaba conquistando o seu público. Se o seu público já simpatiza com você, o trabalho é reforçar este laço, se o público o antipatiza, o trabalho de sedução é mais árduo, porém é o que percebem sobre você que norteará a sua estratégia.

GA – Qual a melhor maneira de trabalhar a imagem da empresa na internet?

PL – O primeiro passo deve ser, obrigatoriamente, o monitoramento e a análise da presença da empresa na internet, no exemplo anterior é ouvir a conversa e perceber se as pessoas gostam ou não de você. Munido de todas as informações possíveis, será necessário um planejamento das estratégias de comunicação e marketing nas redes sociais, justificando a presença (ou necessidade de ausência) da marca em cada uma delas, delimitando políticas e definindo objetivos bem claros. Ainda que feito com perfeição, o trabalho nas mídias sociais não é algo que traz resultados imediatos, ele é mensurado no decorrer do tempo, pois trabalha, acima de tudo, com o relacionamento.

GA – Até que ponto a exposição da empresa na internet pode se tornar negativa? Com a facilidade de acesso à internet e uma geração muito mais “conectada”, é possível também que a empresa se torne mais vulnerável?

PL – O maior erro que se pode cometer é deixar as mídias sociais da empresa sob a responsabilidade de pessoas inexperientes ou despreparadas para utilizá-las. A partir do momento em que a empresa participa oficialmente de uma rede social sua marca passa a ficar sob apreciação pública. É aí que mora o perigo: se uma indagação feita por um usuário não for respondida ou a resposta for inadequada, é a imagem da empresa que se prejudica.

Um comentário negativo de usuário pode se multiplicar rápido e exponencialmente quando feito nas mídias sociais, por isso quem trabalhar diretamente no trato com as pessoas, deve saber transmitir informações corretas e ter habilidade de se relacionar bem, tratando todos educadamente, mesmo os usuários mal educados. O simples fato de atender eficientemente as dúvidas dos usuários já gera comentários e repercussão positiva.

GA – De que maneira as mídias sociais tem colaborado para o jornalismo?

PL – As mídias sociais possibilitam o fortalecimento de um termo conhecido como jornalismo cidadão. É cada vez mais comum hoje em dia, mas pouca gente entende sua definição. O jornalista espanhol Juan Varela o classifica, no livro Blogs: Revolucionando os Meios de Comunicação, como a terceira fase do Jornalismo Online e criou a denominação Jornalismo 3.0.

O Jornalismo 1.0 é a mera transposição do conteúdo impresso para o meio digital online, o mesmo conteúdo é encontrado nas versões físicas e virtuais. A edição eletrônica do Diário do Pará é um exemplo clássico desta fase inicial do jornalismo na internet e que permanece até hoje.

O Jornalismo 2.0 consiste na produção de conteúdo jornalístico, produzido por profissionais, feitos especialmente para a publicação na web. Nesta fase surgiu o webjornalismo propriamente dito. O Portal ORM e o Diário Online ilustram este conceito.

O Jornalismo 3.0, por sua vez, ocorre quando a notícia deixa de ser privilégio dos jornalistas e empresas de comunicação para ganhar um fluxo livre no ciberespaço. A facilidade de publicação na web permite que todos os usuários sejam produtores de conteúdo em potencial. A fonte passa a ter voz. Os blogs são os maiores exemplos desta revolução na forma de comunicar, todavia o Twitter potencializa esta capacidade e exemplos como o perfil @belemtransito ganham relevância social.

# Pedro Loureiro de Bragança, bacharel em direito e em comunicação social com habilitação em jornalismo. Professor de Jornalismo Digital e Técnicas de Apuração e Edição em Jornalismo Digital na Faculdade Estácio do Pará. Analista, palestrante e consultor em mídias sociais na internet. Mais sobre o Pedro: http://www.linkedin.com/in/pedrohloureiro / @pedrox

8.971 thoughts on “Produção e recepção de informação nas mídias sociais – Jornalismo, empresas e público, como lidar?

  1. Pingback: coach cyber monday deals

  2. Geez Just decided to buy such and there amazing i figured a shines definitely disappear and yet gguess just what exactly! gamma blue 11s did not gamma blue 11s are incredibly decent! In my opinion internet marketing going to effortlessly find the precious metal Versions for the reason that i purchased all of the metallic Styles >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  3. Pingback: black friday 2013 beats by dre

  4. Once i noticed these I had to consider them! I had been elated whenever they arrived! They’re soooo amazingly comfortable, and lovely! I’ve never stepped in anything at all this astounding..it truly is like heaven ! I really like how furry they are.it is really incredibly unique and they are much a lot more furry than they appear in the photograph =) I’ll definitely be purchasing far more moncler spaccio http://acipadova.it/images/costo/moncler.asp/ later on!

  5. When i noticed these I’d to test them! I used to be elated once they arrived! They’re soooo extremely smooth, and attractive! I’ve in no way stepped in nearly anything this astounding..it’s like heaven ! I really like how furry they may be.it can be extremely unique and they are substantially additional furry than they look from the image =) I will certainly be buying additional louis vuitton tasker priser http://www.maskinlamper.dk/images/louisvuitton/priser/Louis-Vuitton.asp/ sooner or later!

  6. When i saw these I’d to try them! I used to be elated after they arrived! They are soooo extremely soft, and beautiful! I have by no means stepped in anything this remarkable..it really is like heaven ! I really like how furry they may be.it’s quite exceptional and they are much a lot more furry than they look within the image =) I’ll unquestionably be buying extra chaussures louboutin http://www.ardi.fr/images/louboutin/christian-louboutin.asp/ in the future!

  7. Once i noticed these I’d to look at them! I was elated when they arrived! They’re soooo very soft, and stunning! I’ve never stepped in anything this astounding..it is really like heaven ! I like how furry they can be.it can be quite exclusive and they are significantly more furry than they look while in the image =) I’ll absolutely be purchasing a lot more moncler klĢder http://profire.se/old/Kvinnor/moncler.asp/ in the future!

  8. What i do not realize is actually how you are not really much more neatly-appreciated than you might be now. You’re very intelligent. You recognize therefore significantly relating to this subject, made me in my view believe it from a lot of varied angles. Its like women and men are not interested until itˇs one thing to accomplish with Woman gaga! Your own stuffs excellent. Always maintain it up!

  9. You actually make it seem really easy along with your presentation however I to find this topic to be actually one thing which I believe I would never understand. It kind of feels too complicated and extremely huge for me. I am having a look ahead for your next submit, Iˇll try to get the hold of it!

  10. hey there and thank you for your information ?I have certainly picked up something new from right here. I did however expertise a few technical issues using this site, since I experienced to reload the site many times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web host is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective exciting content. Make sure you update this again soon..

  11. When i saw these I had to try out them! I used to be elated when they arrived! They’re soooo incredibly smooth, and stunning! I have under no circumstances stepped in anything this amazing..it is like heaven ! I like how furry they are.it really is really one of a kind and they’re a great deal far more furry than they look inside the image =) I’ll absolutely be purchasing a lot more moncler klĿder http://backatrading.se/images/storlekar/moncler.asp/ in the future!

  12. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts. Anyway I抣l be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

  13. I just couldn’t go away your website prior to suggesting that I actually enjoyed the standard information an individual supply in your visitors? Is gonna be back ceaselessly in order to check out new posts

  14. I have not checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess Ill add you back to my daily bloglist. You deserve it friend :)

  15. My spouse and i ended up being so comfortable Ervin could finish up his investigations with the ideas he discovered from your web page. It is now and again perplexing just to happen to be giving out things which other folks might have been trying to sell. So we consider we have got the blog owner to thank for that. The specific illustrations you have made, the straightforward web site menu, the friendships you can make it possible to foster – it is most fantastic, and it’s helping our son and our family believe that that content is thrilling, and that is seriously pressing. Many thanks for everything!

  16. I am extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a great blog like this one these days..

  17. I am really impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today..

  18. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they plainly don’t know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  19. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable information to work on. You have done a formidable job and our entire community will be thankful to you.

  20. Mi amavi ? Io non so che io, io sono disposto per voi a guardare indietro , e poi guardare indietro , non esitate a tagliare le ali , guardavo il cielo chiudere la porta dietro di me come io ho avuto il tempo di aprire un tunnel temporale , speranzoso seguirti nella reincarnazione , vita dopo la morte solo per te , solo perch il mio cuore non c’ amore , sai ? Scarta Angel Wings , imbarcato sogno della Gran Bretagna , mi rifiuto di curare la mia bevanda , perch io non voglio dimenticare , dimenticare ci che si guarda piace , e ho pagato un maggiori sacrifici , diciotto in un inferno di sopportare la tortura , quando sorridevo perch mi trovavo di fronte a quella persona , sei tu, il tuo sguardo Remaker , non sai che le forti ali d’angelo silenziose spezzate , ali per scartati si , ma lo so, si guarda a quello che guardano a me frusta ? Potrebbe aver avuto un po ‘ in difficolt ? Mi ricordo di te , ma tu mi hai dimenticato , la cosa pi dolorosa non che non mi ami , ma io non ti amo , ma quando mi trovo di fronte a voi , non si conosce il l’uomo che amo che si sa solo che ti voglio bene per quella persona , pronto a cadere nell’inferno , di accettare la tortura diciotto anni , ma, sai , mi piace quella persona sei tu ? Sapete un sorriso sul mio viso come lacrime finalmente cambiato , perch hai detto una cosa : se qualcuno come me , Remaker , che cosa la paura del cuore stata accumulata , il sogno stato rotto, le lacrime si sono asciugate , lasciando solo la parte posteriore , in le nubi solitarie ondeggiando , ondeggiando .

  21. Once i saw these I’d to consider them! I had been elated whenever they arrived! They’re soooo extremely comfortable, and lovely! I’ve by no means stepped in anything at all this astounding..it truly is like heaven ! I love how furry they are.it truly is really exclusive and they are substantially extra furry than they appear within the picture =) I’ll absolutely be purchasing a lot more moncler dunjacka http://idebollarna.se/image/Dunjackor/moncler.asp/ later on!

  22. But wanna comment on few general things, The website style and design is perfect, the subject matter is really fantastic. “Some for renown, on scraps of learning dote, And think they grow immortal as they quote.” by Edward Young.

  23. of course like your web site however you have to test the spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth however I’ll certainly come back again.

  24. Thank you for the sensible critique. Me & my neighbor were just preparing to do a little research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I’m very glad to see such excellent info being shared freely out there.

  25. certainly like your website however you have to take a look at the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I to find it very bothersome to tell the truth however I will surely come back again.

  26. Someone necessarily assist to make significantly articles I’d state. That is the very first time I frequented your website page and so far? I surprised with the analysis you made to make this actual put up incredible. Great process!

  27. Great ?I should definitely pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task.